top of page
negosilviovereador

Proposta do vereador Nego Silvio que implanta a Semana Mun. de Educação Empreendedora é aprovada

A Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou na última semana o projeto de Lei 106/203, de autoria do vereador Nego Silvio e da Prefeitura de Guarapuava, que implanta a Semana Municipal de Educação Empreendedora e Inovação no Município.

Na avaliação do vereador Nego Silvio, o projeto tem expectativa que na semana da educação empreendedora sejam realizadas uma série de atividades que visam promover o conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a conexão entre indivíduos e entidades do ecossistema de inovação de Guarapuava. “É fundamental destacar que a Educação empreendedora representa uma mudança significativa na forma como ensinamos e aprendemos. Ela vai além da simples transmissão de conhecimento, incentivando os alunos a aplicar o que aprendem de maneira prática e transformadora”, explicou o vereador em sua justificativa na apresentação do projeto.


Para Nego Silvio, “este Projeto de Lei representa um passo importante para o desenvolvimento educacional e social de nossa comunidade e busca preparar nossas crianças de forma lúdica para um futuro de sucesso, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e o envolvimento em projetos de impacto social. Contamos com o apoio desta Casa Legislativa para sua aprovação, que beneficiará não apenas os estudantes, mas toda a sociedade de Guarapuava”.

Já o Poder Executivo, na justificativa da sua proposta, enfatizou que “inicialmente, para falar de formação e educação básica, é necessário ponderar que, práticas de educação empreendedora propõem a ruptura de um modelo educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações, sem estimular reflexões ou, a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras. Quando se fala de Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos, ou apresentar aos estudantes os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, é preciso estimular os alunos a pensar em caminhos de mudança, fazendo-se necessário capacitá-los a construir esses pensamentos através de ações concretas e tecnicamente embasadas, que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, os levem a aliar a teoria à prática. À vista disso, a compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa na Base Nacional Comum Curricular”.

Com a aprovação na Câmara de Vereadores, o projeto foi para sanção do prefeito Celso Góes.

A proposta teve a colaboração no texto da servidora Ana Claudia Klosouski e foi aprovada pela maioria dos vereadores, sendo que apenas as vereadoras Professora Terezinha e Cris Weiner se manifestaram contrárias


FONTE GMAIS NOTICIAS




36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page